Escola Jaya de Yoga

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Yoga na Empresa

E-mail Imprimir PDF

A prática do Yoga é uma arte que mescla a ética, as posturas psicofísicas, o controle do ritmo respiratório, o afastamento dos sentidos, a concentração e a meditação. Ela consiste em executar posturas específicas que são realizadas através de movimentos lentos, porém intensos, em que a respiração vigiada tem papel fundamental. A atividade  atua de forma preventiva e terapêutica sem levar o indivíduo ao cansaço por ser de curta duração e objetiva.

A competição profissional e, a busca incessante pela qualidade nos obriga a um ritmo intenso de trabalho neste início do século 21. São comuns, no trabalho, problemas como tendinites, tenossinovites, bursites, hérnias de disco - chamadas de D.O.R.T (Doenças Ósteoarticulares Relacionadas ao Trabalho) - e principalmente o estresse da rotina diária.

Hoje se sabe que as DORT e o estresse não estão ligados apenas ao esforço repetitivo, mas a um conjunto de fatores, como a insatisfação no trabalho, fatores emocionais, psicológicos e, principalmente, a falta do cuidado com a ergonomia. Acreditando que a qualidade de vida dentro da empresa significa funcionários satisfeitos e eficientes no processo produtivo  as empresas vêm investindo em programas de saúde ocupacional e de qualidade de vida. Busca-se previnir patologias e melhorar o rendimento laboral.

O estilo de vida cotidiano tende a acentuar as tensões mentais, preocupações e problemas aparentemente insolúveis em vários níveis, como nas relações interpessoais ou econômicas. Além disto, o trabalho sedentário que só tende a aumentar decorrente da evolução tecnológica e aos dispositivos que economizam esforços. Devido a este quadro as doenças físicas e mentais tem aumentado consideravelmente.
A Yoga na Empresa proporciona ao trabalhador, bem estar, diversão, relaxamentos, controle respiratório adequado, alívio das tensões diárias, além do preparo da musculatura frente ao esforço repetitivo. A empresa tem como retorno a diminuição dos acidentes de trabalho, a melhoria do ânimo para o trabalho e o aumento da produtividade, pela contribuição na concentração dos funcionários. De forma geral, os benefícios do yoga na empresa são os seguintes: 

 


• Prevenir a fadiga muscular;
• Diminuir o número de acidentes de trabalho;
• Corrigir vícios posturais com exercícios e dicas;
• Prevenir as doenças por traumas acumulativos;
• Promover sociabilidade;
• Melhorar o condicionamento físico geral;
• Promover o alto conhecimento corporal, mental e emocional;
• Diminuir o absenteísmo e procura pelo ambulatório médico da empresa;
• Aumentar o ânimo e a disposição para o trabalho;
• Aumentar a produtividade individual e coletiva com menos fadiga;
• Melhorar a concentração através da melhor oxigenação no cérebro;
• Melhorar a qualidade de vida do funcionário de forma geral.

 

ESTUDOS DIVULGADOS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE SOBRE
A Yoga na Empresa:
_ Aumento da produtividade pode chegar a 5%
_ A redução dos acidentes de trabalho pode chegar a 25%
_ A diminuição das faltas chega a 20%
* Fonte: Revista âmbito Medicina Desportiva - ano 1, nº 10 - 08/1995
Dados de 1996, do INSS, mostram que o maior índice de faltas nas empresas é em decorrência da LER - Lesões por Esforços Repetitivos.

 

Ao contrário do que muitos empresários acreditam o custo de um serviço de Yoga na Empresa não é elevado.

 

A felicidade da empresa depende da felicidade do funcionário.

 

a Escola Jaya de Yoga dispõe de profissionais com capacitação para proporcionar este serviço na sua empresa.

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar