Escola Jaya de Yoga

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Os Tridoshas

E-mail Imprimir PDF

Segundo o Ayurveda, a condição básica para curar a si mesmo e aos outros é ter um entendimento preciso dos três doshas. O conceito conhecido por vata-pitta e kapha, chamado de tridosha são difíceis de traduzir para as línguas ocidentais.

O primeiro tridosha abordado é “Vata” ele está ligado ao movimento, e é formado a partir dos elementos Éter e Ar. Em linhas gerais tudo aquilo que se move é chamado de Vata, com esta definição o princípio do ar existente em nosso corpo é chamado de Vata. Contudo, o ar existente na atmosfera fora do corpo, não é o mesmo que o ar corporal. O ar corporal chamado aqui de Vata caracteriza-se como a energia sutil que administra o movimento biológico. Todas as mudanças sutis no metabolismo são geradas decorrentes deste movimento.

O dosha chamado de Vata gerencia a respiração, o piscar dos olhos, as pulsações cardíacas, toda contração e expansão, os movimentos musculares, os movimentos dos tecidos, os movimentos das membranas celulares, os movimentos do citoplasma e os movimentos dos impulsos isolados das células nervosas. O dosha Vata gerencia os sentimentos e emoções como medo, ansiedade, timidez, dor, espasmos e tremores. Atua ainda, nas áreas do corpo como intestino grosso, os ossos, a cavidade pélvica, a pele, os ouvidos e as coxas. Caso o corpo venha a desenvolver um excesso de Vata haverá acumulo deste nas áreas citadas.

O segundo dosha abordado é chamado de “Pitta” e pode ser traduzido como fogo, todavia o termo Pitta literalmente não signifique fogo, e é formado a partir dos elementos água e fogo.  O fogo é uma manifestação que pode ser vista e sentida, porém o dosha Pitta pode ser sentido, como o calor corporal, que é a manifestação do metabolismo, mas não pode ser visto. Este dosha gerencia a digestão, o metabolismo, a assimilação, a absorção, a temperatura do corpo, o brilho dos olhos, a cor da pela, a velocidade de raciocínio e de compreensão. Este dosha estimula psicologicamente sentimentos de ciúme, raiva e ódio. As áreas do corpo atuadas por este princípio estão o sangue, o intestino delgado, a gordura, o estômago, as glândulas sudoríparas, a pele e os olhos.

O terceiro dosha abordado é chamado de “Kapha” e pode ser traduzido como água biológica. Este princípio é formado pelos elementos água e terra. Este dosha tem como característica a consolidação dos elementos no corpo, proporcionando os materiais necessários a estrutura física. Kapha é o responsável pela resistência corporal, onde a água é o seu componente principal, a qual é responsável pela força biológica e resistência natural do tecido corporal. Este dosha mantém a pele úmida, auxilia na cicatrização de ferimentos, lubrifica as articulações, preenche os espaços corporais, produz retenção da memória, dá energia aos pulmões e coração, dá vitalidade, conserva imunidade e estabilidade biológica. As regiões do corpo onde Kapha se apresenta são o peito, a cabeça, o estômago, a garganta, o nariz, as articulações, a boca, os seios nasais, o sangue, o citoplasma, o muco, o plasma e todas as secreções líquidas encontradas no corpo. O aspecto psicológico de Kapha se manifesta através de emoções como apego, cobiça e inveja; e por meio das tendências como calma, amor e perdão.

Para se ter saúde é necessário equilíbrio entre os três doshas, enquanto Vata, o ar, acende Pitta, o fogo corporal, e Kapha, a água, controla a expansão de Pitta para que não queime os tecidos corporais. O dosha Vata movimenta tanto Pitta, quanto Kapha, já que estes são imóveis. Os três doshas juntos regem todas as atividades metabólicas, sendo Vata responsável pelas atividades catabólicas, Pitta é responsável pelas atividades metabólicas e Kapha é o responsável pelas atividades anabólicas. Caso haja um desequilíbrio do dosha Vata ocorrerá uma perturbação no organismo promovendo um excesso de atividade catabólica resultando num colapso orgânico e deterioração do corpo. Havendo um excesso de Pitta o metabolismo é perturbado. Com o excesso de Kapha ocorre um crescimento na taxa de renovação e desenvolvimento dos tecidos e órgãos do corpo. Os doshas mostram sua influência no desenvolvimento do ser humano, pois na infância o dosha Kapha predomina, já que nesse período há necessidade de crescimento corporal. Na fase adulta há uma predominância do dosha Pitta quando o corpo já está amadurecido e estável, e a atividade é mais metabólica. Na velhice ou terceira idade o dosha Vata e a atividade catabólica é mais presente, já que ocorre uma deterioração no corpo físico.

 

 

 

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar