Escola Jaya de Yoga

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Os cinco Elementos e o Homem

PDF

O ayurveda desenvolveu-se nas mentes meditativas dos videntes da verdade, os Rishis. Por milhares de anos seus ensinamentos foram transmitidos oralmente de mestre para discípulo, e mais tarde foram transcritos na melodiosa poesia sânscrita. Embora muitos destes textos tenham se perdido, um volume significativo do conhecimento ayurvédico sobreviveu.

Originando-se na Consciência Cósmica, essa sabedoria foi intuitivamente recebida nos corações dos Rishis. Eles perceberam que a consciência era energia manifestada dentro dos cinco princípios ou elementos básicos: Éter (espaço), Ar, Fogo, Água e Terra. Esse conceito dos cinco elementos repousa no coração da ciência ayurvédica.

Os Rishis perceberam que no início do mundo esses elementos existiam em um estado de consciência não manifestado. Desse estado de consciência unificada, as vibrações sutis do som silencioso cósmico Om manifestaram-se. A partir dessa vibração, primeiramente apareceu o elemento Éter. Esse elemento etéreo começou então a movimentar-se; seus movimentos sutis criaram o Ar, que é o Éter em atividade. O movimento do Éter produziu a fricção e através dessa fricção o calor foi gerado. Partículas de calor e energia coordenaram-se para formar uma luz intensa e desta luz manifestou-se o elemento fogo.

Desta forma, o Éter manifestou-se no Ar e foi o mesmo Éter que, posteriormente expressou-se em Fogo. Por meio do calor do Fogo, certos elementos etéreos dissolveram-se e liquidificaram-se, manifestando o elemento Água, solidificando-se depois para formar as moléculas da Terra. Dessa forma, o Éter revelou-se dentro dos quatro elementos – Ar, Fogo, Água e Terra.

A partir da Terra, todos os corpos orgânicos vivos, inclusive os do reino vegetal tais como ervas e grãos, e os do reino animal, inclusive o homem, foram criados. A Terra também contém as substâncias inorgânicas que compreendem o reino mineral. Portanto, do útero dos Cinco Elementos nasceu toda matéria.

Os cinco elementos básicos existem em toda matéria. A Água fornece o exemplo clássico: o estado sólido da água, o gelo, é uma manifestação do princípio da Terra. O calor latente (Fogo) liquefaz o gelo, manifestando o princípio da Água; e então, finalmente, transforma-se em vapor expressando o princípio do Ar. O vapor desaparece no Éter, ou espaço. Assim os cinco elementos básicos – Éter, Ar, Fogo, Água e Terra – estão presentes em uma única substância. Todos os cinco originam-se na energia que flui da Consciência Cósmica; todos os cinco estão presentes em todas as matérias do Universo. Portanto energia e matéria são uma só.

 

 

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar