Escola Jaya de Yoga

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Hatha Yoga e Vedanta

PDF

 

Vedānta é considerado a parte final dos Vedas, pois é onde se trata da solução para a busca fundamental de todos os homens, que é a Felicidade Plena. O que ocorre através de um método singular de ensinamento, o qual nos leva a reconhecer nossa verdadeira natureza que é livre de limitação, pura consciência e plena Felicidade.

Essa tradição de conhecimento se destina àqueles que já compreendem que essa Felicidade desejada não está na “aquisição” de bens, posições ou pessoas, nem na obtenção de prazeres sensoriais e, tampouco, em meramente fazer o que é o correto. Ou seja, para isso, são necessários, uma maturidade e uma mente qualificada.

Com isso, apesar de ter como foco a via do Jñana Yoga(yoga do conhecimento), isso não quer dizer, no entanto, que o caminho do Hatha Yoga seja preterido; pelo contrário, eles são complementares, pois através da remoção de condicionamentos físicos e mentais e do equilíbrio energético conquistados através da prática dos kriyas, āsanas, prānāyāmas, meditação etc,  o praticante se torna qualificado para buscar esse ensinamento. O que deve ser feito através de um mestre versado em Vedānta e que seja a própria personificação desse conhecimento.

 

Harih Om

por Gilberto Schulz.

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar