Escola Jaya de Yoga

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É Possível Classificar um Asana?

É possivel classificar um Asana?

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Esta pergunta surge no momento em que muitos começam seu envolvimento com a vida do Yoga. É perfeitamente natural e buscando um parâmetro tenta-se algum tipo de classificação para as posturas psicofísicas que desempenham um importante papel no corpo de conhecimento do Yoga.

Há alguns milênios foi proposta uma classificação para os 8.400.000 Asanas existentes, segundo os Shastras, que são escrituras sagradas e tradicionais. As escrituras afirmam que destas, 84 Asanas são as mais importantes. A primeira condição para se praticar um Asana é que se esteja na postura de modo “firme e confortável”. Todavia em se tratando de classificação quanto ao emprego deste eles são classificados em Asanas Culturais e Asanas Meditativos. Os Asanas de meditação são em número de quatro, podendo chegar a cinco, uma vez que o praticante não consiga executar as posturas de Padmasana, Siddhasana, Svastikasana ou Sukhasana, este Asana alternativo é chamado de Vajrasana. Os Asanas Culturais são necessários para capacitar o praticante a executar os de Meditação.

 

Atualmente alguns professores de Yoga tentam estabelecer classificações que são modernas, mas que ficam muito distante do que realmente ocorre num Asana. Existe uma tentativa de classificação do Asana quanto à funcionalidade, que é classificá-lo como Articulatório, Muscular e Equilíbrio. A fim de testarmos a eficácia deste tipo de classificação vamos observar um Asana tradicional do Yoga chamado de “Utthita Trikonasana”, que poderia ser traduzido como “Triângulo Expandido”. Poderíamos classificar este Asana como articulatório, pois ele exerce um importante trabalho na coluna vertebral, na articulação coxofemoral e na cintura escapular. Ao mesmo tempo e por outro lado ocorre um trabalho intenso na musculatura de pés, pernas, coxas, quadril, costas e braços. Na medida em que formos ajustando mais a postura, perceberemos que, devido ao alinhamento refinado o equilíbrio será mais exigido. Como classificaremos esta postura? Tomemos, portanto outra postura chamada de "Natarajasana" teremos então, um estimulo articular na coluna e quadril, e novamente o trabalho muscular como descrito no Asana anterior, porém com grupos musculares diferentes, e novamente o equilíbrio estará sendo explorado.

Poderemos passar horas e horas analisando cada Asana e perceberemos que aquela antiga classificação proposta a milhares de anos, por algum Yogue muito avançado, ainda hoje é a mais adequada tratando-se de Asana. Melhor que classificar é fazer Asana!!! Precisamos praticar mais e classificar menos.

por Alexandre Dos Santos

 

 

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