Escola Jaya de Yoga

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Ayurveda o Sistema de Saúde

Ayurveda, o sistema de saúde

PDF

A palavra sânscrita “Veda”, significa conhecimento, e “Ayur”, quer dizer corpo vivente ligado ao mundo por meio dos 05 sentidos. Pode-se traduzir também, como “a ciência da vida humana. Essa ciência milenar tem como objetivo, estudar as funções fisiológicas (digestão, excreção, circulação...) e mentais (memória, emoções...).

Os antigos tratados citam que o principal objetivo do Ayurveda é a realização espiritual. Com isso a alma individual (Jivatma) deve se unir ao Ser Cósmico ou alma universal (Paramatma) sendo que o corpo físico em si mesmo já representa certo tipo de impedimento a uma vida de liberdade para a alma, principalmente se esta é acometida por enfermidades.

Um dos maiores clássicos literários da Medicina Natural, é que o Charaka Samhitá, ele é que nos fornece a definição de Ayurveda, pois é uma obra composta de 12000 sutras dispostos em 120 capítulos. Esta literatura é considerada uma das maiores realizações da ciência antiga da Índia.

A fim de se ter uma noção sobre a história do Ayurveda, teremos de nos transportar para o ano 1000 antes de Cristo, pois a ciência Védica é parte integrante de um dos maiores livros sagrados da humanidade, que é o Atharva Veda. Contudo, a semente desta ciência se origina no Veda, o qual deu origem a outros sistemas filosóficos, como é o caso do Yoga.

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar