Escola Jaya de Yoga

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
A Imagem do Corpo na Visão do Yoga

A imagem do corpo na visão do Yoga

E-mail Imprimir PDF

Diferentemente da visão Ocidental, a qual supervaloriza o corpo na sua beleza exterior, onde as formas helênicas são apreciadas, mas que considera os orifícios corporais como portas para uma lixeira, onde só há detritos. O Yoga vê além das formas, e considera o corpo como uma casa, a qual através de um processo de aperfeiçoamento auxiliado pela Divindade, deve tornar-se um Templo Sagrado, ou seja, um local a ser Glorificado.

Controlar totalmente o corpo, transmutá-lo e sacralizá-lo é o objetivo do Hatha Yoga, a fim de torná-lo Divino.

A importância dada ao corpo pelo Yoga é imensa porque se sabe que a iluminação, também conhecida como Moksha ou Nirvana nunca virá de fora.

Tendo uma compreensão clara que o ser humano é parte integrante da natureza e que neste ser humano corpo, mente e espírito reside todas as potencialidades a serem desabrochadas para alcançar o Divino, este corpo então é comparado à parte física do Universo. Este ser humano é o próprio microcosmo com todas as propriedades existentes no macrocosmo.

Na visão do Yoga o corpo é uma fonte da mais profunda verdade, pois possui a possibilidade de pesquisar e experimentar a si mesmo.

Da mesma forma que a natureza o corpo num fluxo ininterrupto vive com suas modificações inevitáveis, o que mostra a indiferenciação do corpo em relação aos outros objetos existentes no Universo.

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar