Escola Jaya de Yoga

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

A Constituição Vata

E-mail Imprimir PDF

Os indivíduos de constituição Vata possuem geralmente uma estrutura corporal subdesenvolvida. Eles são possuidores de peito achatado, tendões e veias visíveis. De coloração parda na pele, a mesma é seca, fria, estriada, enrugada e seca. É comum a presença de verrugas geralmente escuras.

As pessoas de Vata não são muito altas nem muito baixas, com uma estrutura franzina mostram articulações e extremidades ósseas salientes, decorrente de sua musculatura ser pouco desenvolvida. Os cabelos são poucos e crespos, os olhos são sem brilho e as sobrancelhas finas. Os olhos podem ser fundos, pequenos, secos, ativos e podem apresentar uma conjuntiva seca e lamosa. As unhas são ásperas e quebradiças. O nariz possui forma protuberante e curvada.

Quanto ao aspecto fisiológico, o seu apetite e digestão variam muito. Eles buscam sabores doces, ácidos e salgados. São apreciadores de bebidas quentes. Produzem pouca urina e suas fezes são secas, duras e poucas. Produzem pouco suor transpirando menos que as outras constituições. Sentem pouca necessidade de sono, porém este pode ser atribulado. Os pés e a mãos geralmente são frios.

São muito criativas, ativas, alertas e agitadas. Caminham e falam rápido, porém cansam-se facilmente.

A memória curta é uma característica psicológica deste dosha, mas sua mente é ágil de boa compreensão. Compreendem rapidamente e pouco depois esquecem. A força de vontade é pouca, com tendência para a instabilidade mental e pouca tolerância, confiança ou audácia. O poder de raciocínio é fraco, são nervosas, medrosas e acometidas por grande ansiedade.

Cada dosha mostra certa interação com o mundo. Estas pessoas conseguem ganhar dinheiro rapidamente e também o gastam bem rápido, prática que os fazem permanecer pobres.

 

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar