Escola Jaya de Yoga

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

A Constituição do Ser Humano

E-mail Imprimir PDF

O que é chamado de Tridoshas é a manifestação no corpo do ser humano dos três humores ou princípios básicos. Eles são a manifestação dos cinco elementos existentes na natureza, éter, água, terra, ar e fogo. A partir da combinação energética destes elementos chega-se aos Doshas e suas várias possibilidades. Partindo do elemento éter e ar, a combinação destes dois elementos resulta no Dosha chamado de Vata ou vento, o qual predomina no ar corporal. A combinação dos elementos fogo e água resultam, no Dosha chamado Pitta ou fogo. Combinando os elementos terra e água surge o Dosha Kapha ou água.

 

Todas as funções biológicas, psicológicas e fisiopatológicas do corpo, da mente e da consciência são governadas pelos Doshas Vata, Pitta e Kapha. A atuação deles tanto como componentes básicos quanto como barreiras de proteção para o corpo em sua condição de equilíbrio fisiológico. Contudo, havendo o desequilíbrio eles contribuirão para o processo da doença.

Os anseios naturais e também as preferências individuais quer sejam por alimentos, sabores, odores, temperaturas... são regidas pelos Tridoshas. A criação, a manutenção e a destruição, bem como todos os resíduos corporais são governador pelos Doshas, Vata, Pitta e Kapha. Esta atuação se estende ao nível psicológico, onde fenômenos como as emoções do medo, da angustia, e da ganância estão relacionados a eles. Há também as emoções mais elevadas como a compaixão, o amor e a compreensão, desta forma os Tridoshas alicerçam a vida psicossomática do homem.

A constituição do homem é definida no ato da concepção, onde as permutações e combinações do fogo, água e ar manifestados dos corpos dos pais no ato da união.

Geralmente existem sete tipos de Doshas 1- Vata, 2- Pitta, 3- Kapha, 4- Vata-Pitta, 5- Pitta-Kapha, 6- Vata-Kapha e 7- Vata-Pitta-Kapha. Estes sete tipos gerarão inúmeras variações sutis as quais dependerão do percentual de combinação dos elementos Vata, Pitta e Kapha.

Chama-se de Prakriti a constituição, que em sânscrito traduz-se como natureza, criatividade ou primeira criação. No corpo humano a primeira expressão dos cinco elementos básicos é a constituição. Esta constituição básica do indivíduo que vem desde a concepção permanece com ele e inalterada por toda a vida, já que esta é geneticamente determinada. A combinação de elementos presentes no nascimento mantém-se constante. Todavia, a combinação dos elementos governantes das contínuas modificações fisiopatológicas do corpo modifica-se decorrente das mudanças ambientais.

Ao longo da vida ocorre uma incessante inter relação entre o ambiente interno e externo. O ambiente externo é o macrocosmo onde as forças cósmicas atuam, enquanto as forças interiores ou microcosmos são regidos pelos princípios de Vata, Pitta e Kapha. O Ayurveda em seu princípio básico de cura sustenta que a pessoa pode criar equilíbrio nas forças interiores, as quais atuam nela, por meio de mudança na alimentação e nos hábitos diários, neutralizando com isso as modificações ambientais externas.

 

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar